Funcionamento

O ar-condicionado, como o nome propriamente diz, ele “condiciona” a temperatura do ar, tanto para esfriar, quanto para esquentar, e nos dois casos há um comportamento diferencial dentro do próprio aparelho:
Operação de Refrigeração
No caso da operação de refrigeração o gás sai do compressor em alta pressão e alta temperatura. No caminho que percorre no condesador ele perde calor e continua perdendo no “elemento de expansão” (tubo carpilar e filtro secador). No evaporador, o gás já chega frio, pronto para refrigerar o ambiente interno e carregando o calor para o ambiente externo.

Operação de Aquecimento
Para operação de aquecimento o princípio é o mesmo. A diferença é que existe uma válvula reversora que muda o caminho que o gás vai percorrer. Ao invés de ir primeiro para o condensador como no ciclo frio, o gás vai primeiro para o evaporador. Com isso, o condesador e a evaporadora trocam de papel. Tudo funciona da mesma forma, só que inversa. Quem fica quente é o evaporador (ambiente interno) e o condensador fica frio (ambiente externo).

Eficiência Energética
É uma forma de medir o desempenho do condicionador de ar, relacionando o sua capacidade de refrigeração com o consumo de energia (BTU / Watts). Quando um aparelho consegue refrigerar a quantidade de calor da sua capacidade nominal a um baixo consumo, podemos dizer que ele é mais eficiente. Ou seja, quanto maior o valor da eficiência energética, menor o consumo do aparelho.
Para calcular a eficiência energética é simples, dividimos a capacidade de refrigeração (BTU) pela potência elétrica (Watts), assim teremos o valor de EER (energy efficiency ratio).
EER = BTU / Watts

Explicando o funcionamento

Esse vídeo (parte 1 e parte 2) explicam como funciona o ar condicionado de uma forma bem simples e prática.


Parte 1




Ciclo de refrigeração

O compressor comprime o gás frio, fazendo com que ele se torne gás quente de alta pressão (em vermelho no diagrama abaixo).
 Este gás quente corre através de um trocador de calor para dissipar o calor e se condensa (se transforma para o estado líquido).

O líquido escoa através de uma válvula de expansão e no processo ele vaporiza para se tornar gás frio de baixa pressão.
Este gás frio corre através de trocador de calor que permite que o gás absorva calor e esfrie o ar de dentro do lugar.

Misturado com o fluido refrigerante, existe uma pequena quantidade de um óleo de baixa densidade. Esse óleo lubrifica o compressor.



A = Dissipador de calor
B = Compressor de ar



Parte 2





Dentro de um aparelho de ar condicionado de janela

Se você abrir o compartimento de um ar condicionado de janela, verá que ele contém:

• um compressor
• uma válvula de expansão
• um condensador (do lado de fora)
• um evaporador (do lado de dentro)
• dois ventiladores
• uma unidade de controle

Os ventiladores sopram ar sobre os trocadores de calor para melhorar a sua capacidade de dissipar calor (para o ar exterior) e frio (para o ambiente ser resfriado).


Sitiografia: http://www.rbsarcondicionados.com.br/

e http://www.webarcondicionado.com.br

3 comentários:

  1. O que ocasiona o gotejamento da evaporadora em alguns ar-condicionados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ocasionalmente, pinga um pouco de água que é gerada pelo processo de condensação, na saída de ar do equipamento.

      Excluir
  2. De acordo com o cronograma, não será contabilizado mais nenhum post com perguntas ou comentários de outros grupos nem de respostas deste grupo.

    ResponderExcluir